O que faz uma Personal Organizer?

home office organizado
Habitue Soluções
1 de junho de 2016

O que faz uma Personal Organizer?

_IMG0355

Jogue a primeira pedra quem nunca teve dificuldades de decidir entre ter um objeto ou não, prorrogar aquela arrumação da casa onde já não se via mais nenhum móvel que estava escondido atrás da bagunça, não saber onde estava as chaves do carro. Enfim situações que passamos pela vida que em alguns de nós gera um stress diário. Em alguns casos essa falta de organização é crônica causando dificuldades em relacionamentos que deveriam ser harmoniosos, mas a falta de organização de um dos parceiros pode vir a prejudicar a qualidade de vida do lar e do relacionamento.

Todos esses exemplos acima citados vem para explicar o surgimento dessa profissão que apesar de existir a alguns anos na America do Norte chegou ao Brasil somente a alguns anos atrás.
E surgiu devido ao conjunto de algumas necessidades juntas. Primeiramente da necessidade das pessoas de se organizar e não saber por onde começar ou como fazer, segundo pela dificuldade de se desapegar dos objetos, como para muitos os objetos são extensão de sua vida o desapego muitas vezes se torna um sofrimento. O mundo se tornou consumista e cada dia mais se compra sem nenhuma consciência sobre o impacto que causa na vida pessoal.
O Profissional de Organização geralmente nasce com ou desenvolve durante a vida a habilidade de organizar, se identifica com essa habilidade acima de qualquer outra e começa por sua vida, seu lar, e depois visualiza como uma habilidade na qual pode gerar receita e acima de tudo ajudar outras pessoas a se organizarem e impactar suas vidas de forma quase mágica.
Este profissional possui a habilidade sensitiva que identifica nas pessoal um perfil de desorganização. Algumas vezes quem procura o profissional é uma pessoa já muito organizada mas acha que ainda pode melhorar.

A atividade de uma Personal Organizer é iniciado logo no contato inicial com o cliente, através de perguntas que irão traças um perfil de necessidade daquele cliente. As demandas são inúmeras como as razões que levam a precisar da ajuda desse profissional também.
A Personal Organizer pode trabalhar em diversos locais, como empresas, residências, consultórios médicos, ou onde necessitará de ajuda em organização.
O processo como já havia sido citado inicia-se através de uma conversa sobre a necessidade do cliente e o que ele espera do processo completo, o que de fato está lhe trazendo desconforto.
A partir daí o profissional através de uma visita, aplicação de um questionário irá fazer um projeto e fazer um orçamento.

O processo básico da atividade seria:

  • Planejamento
  • Descarte
  • Categorização
  • Organizar nos espaços
  • Identificação
  • Manutenção

O processo pode ou não envolver o cliente, impreterivelmente o Descarte deverá ter a presença do mesmo para analisar junto com o profissional os itens a serem selecionados.
O processo de manutenção geralmente ocorre 10 dias após a entrega do projeto de organização. Nesse momento é avaliado se tudo está sendo funcional para os usuários, tirado as dúvidas e também sim alteração de algo que não tenha se adequado a proposta inicial.

Paula C. Leite
Paula C. Leite
A Habitue Soluções nasce de um sonho. Como Administradora de formação e organizadora de nascença senti a vontade de compartilhar minhas habilidades de organização. Levar a vida das pessoas através da organização de espaços mais qualidade de vida, tempo, ganho de espaço, harmonia nos seus lares e ambientes de trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *